segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Argamassa Baritada (Barita)

Características Técnicas da Argamassa Baritada (Barita)
INDICAÇÕES:
O material é indicado para aplicações em blindagens de ambientes que utilizam equipamentos emissores de raios-X nas áreas médica, veterinária, odontológica, industrial e laboratórios de pesquisa.
APLICAÇÕES:
A argamassa baritada pode ser aplicada em paredes, teto e piso de acordo com a necessidade. Essas superfícies podem ser constituídas de alvenaria em geral, tais como tijolo cerâmico, pumex e bloco de concreto, como também gesso acartonado, “dry-wall”, tijolo de gesso, placa de cimento e amianto.
PREPARO DA SUPERFÍCIE PARA APLICAÇÃO:
1- Inicialmente, deve-se verificar se a superfície está suficientemente firme, seca e isenta de pó, óleo, tinta ou qualquer outro produto que, por ventura, impermeabilize a área onde será aplicada a argamassa baritada e que venha, com isto, dificultar a aderência e possíveis solturas do produto;
2- Posteriormente, aplicar um chapisco fino com areia e cimento. Esse procedimento é de fundamental importância para que a superfície se torne rugosa garantindo assim, a perfeita aderência do material baritado;3- Finalmente, deve-se iniciar a aplicação somente quando a superfície, onde foi assentado o chapisco estiver completamente seca.
IMPORTANTE: A ARGAMASSA BARITADA (BARITA), É FORNECIDA PRONTA PARA USO, BASTANDO ADICIONAR SOMENTE ÁGUA, CASO CONTRÁRIO PERDERÁ A GARANTIA DE FÁBRICA.
PREPARO DA ARGAMASSA BARITADA (BARITA):
1- Adicionar água limpa na argamassa baritada em um recipiente livre de sujeira ou outros produtos. A quantidade ideal de água é de, aproximadamente, 5 a 6 litros para o volume ensacado de 25 kg, oferecendo assim, uma consistência pastosa que é a ideal para o assentamento do reboco;
2- A mistura pode ser feita de forma manual utilizando uma enxada ou mecanicamente com uma betoneira, desde que sejam seguidos, os procedimentos exigidos pelas normas de segurança do trabalho.
PROCEDIMENTOS PARA APLICAÇÃO:
1- As ferramentas necessárias para aplicação da argamassa são: Uma desempenadeira de madeira ou plástica, uma régua de alumínio, uma espuma de borracha e uma colher de pedreiro;
2- Utilizando a colher de pedreiro jogue nas paredes ou teto ou espalhe no piso. Em seguida uniformize a espessura do material indicado pelo responsável pelo projeto. Utilizando a desempenadeira e a espuma de borracha procure aprimorar o acabamento.
3- Para espessuras de até 2,5 cm, a aplicação, pode ser feita em uma única camada. Quando houver necessidade de espessuras maiores, outra camada pode somente ser aplicada, quando a anterior estiver suficientemente firme. Neste caso, a camada interna poderá ficar no formado de montes, ou seja, deve-se apenas passar levemente a régua de alumínio visando a padronização da altura dos montes.
4- Para espessuras superiores a 5 cm, aplicar a argamassa sobre uma tela metálica, permitindo assim, uma melhor estruturação.
5- Aguardar de 2 a 3 dias, após a aplicação, para a colocação do acabamento, que pode ser: pintura, azulejo, gesso, papel de parede, etc., sem nenhuma restrição.
DADOS TÉCNICOS:
Estocagem: Estocar em local seco e arejado, sobre estrado elevado do solo empilhados, com lastros de 8 sacos, no máximo, com 20 lastros de altura num total de 160 sacos.Validade: 330 dias a partir da data de fabricaçãoCor: Marrom escuroSegurança: O material é ecologicamente correto e não é tóxicoDensidade: 3,2 g/cm³
Mais detalhes: http://www.grx.com.br

Nenhum comentário: